JOGO DOS ALIMENTOS
Área
de Deficiência:
Adaptável à todas
Área
do Conhecimento:
Matemática
(Medidas, Numerais), Português (Leitura, Interpretação, Oralidade), Ecologia/
Conhecimentos Naturais (Reaproveitamento, reciclagem, higiene).
Objetivo
Geral:
Através do jogo levar o aluno a perceber as medidas utilizadas no cotidiano.
Objetivos
Específicos:
*Promover
a integração dos alunos no grupo e ou dos alunos com a professora;
*Envolver o aluno em situações problemas, realizando
contagem, leitura de imagens e frases, estabelecendo comparações, etc.;
*Estimular
a leitura e a oralidade através de palavras escritas que fazem parte do jogo;
Descrição:
O jogo se dá em tabuleiro confeccionado em
TNT em forma retangular, riscado em quadrados de 5cm de lado, onde poderão ser
posicionados números na sequência de 1 a 30 ou letras seguindo a ordem do
alfabeto. Um dado com figuras de medidas em diversas faces e uma face com
menção a o reaproveitamento ou reciclagem. Sacola ou caixa com várias figuras
de alimentos coladas em cartões para serem sorteadas em cada jogada. São usadas
também palavras escritas ou frases para dinamizar o jogo.
Desenvolvimento:
O aluno deverá preparar o tabuleiro com
numerais ou letras em sequência arrumando-os de forma circular ou de outra que
desejar. No meio do jogo deverão ser encaixadas perguntas ou sugestões para
incrementar o jogo (Exemplo: Quais são os cuidados com a higiene desse alimento? Forme com o
alfabeto móvel o nome deste alimento, etc)
. Cada participante terá seu peão para marcar sua movimentação no jogo.
O primeiro passo é jogar o dado com elementos da alimentação e medidas para
identificar qual tipo de alimento deverá torcer para pegar na sacola ou caixa.
Se a combinação for perfeita o peão do jogador avança nas casas do tabuleiro.
Caso contrário o peão do jogador deverá
permanecer imóvel, esperando a próxima jogada.
Possíveis
variações:
*Com a utilização da mesma base quadriculada
poderão ser preparados caça palavras de nome de alimentos, cruzadinha com
figuras da sacola/caixa.
*Com a mesma base poderão ser trabalhadas
sequências e montagem de mosaicos móveis.
*Com apenas os numerais trabalhar par e ímpar
(elementos com cores diferentes), relação dos numerais com o material dourado.
*Com apenas as letras trabalhar vogais e
consoantes, jogo da memória de letras (há letras repetidas).
*Com a mesma base trabalhar coordenadas, para
o aluno localizar figuras.
*Com a mesma base formar circuitos
interdisciplinares de acordo com o conteúdo trabalhado.
*Com a mesma base o aluno poderá montar
quebra cabeças com figuras relativas ao conteúdo.
*A mesma base poderá ser aproveitada para
construção de calendário.
Número
de jogadores:
de 1 à 4 (em cada jogada)
Recursos materiais para a sua
confecção:
EVA de várias cores, cola, papelão (para montar o dado) tesoura, plástico para
proteção do dado e de palavras, fita adesiva colorida, TNT para formar o
tabuleiro, lápis aquarelável para traçado de quadriculado, letras e numerais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário