sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O Jogo dos Alimentos


JOGO DOS ALIMENTOS
 
 

Área de Deficiência: Adaptável à todas

 

Área do Conhecimento:

Matemática (Medidas, Numerais), Português (Leitura, Interpretação, Oralidade), Ecologia/ Conhecimentos Naturais (Reaproveitamento, reciclagem, higiene).

 

Objetivo Geral: Através do jogo levar o aluno a perceber as medidas utilizadas no cotidiano.

 

Objetivos Específicos:

*Promover a integração dos alunos no grupo e ou dos alunos com a professora;

*Envolver o aluno em situações problemas, realizando contagem, leitura de imagens e frases, estabelecendo comparações, etc.;

*Estimular a leitura e a oralidade através de palavras escritas que fazem parte do jogo;

 

Descrição:

O jogo se dá em tabuleiro confeccionado em TNT em forma retangular, riscado em quadrados de 5cm de lado, onde poderão ser posicionados números na sequência de 1 a 30 ou letras seguindo a ordem do alfabeto. Um dado com figuras de medidas em diversas faces e uma face com menção a o reaproveitamento ou reciclagem. Sacola ou caixa com várias figuras de alimentos coladas em cartões para serem sorteadas em cada jogada. São usadas também palavras escritas ou frases para dinamizar o jogo.

 

Desenvolvimento:

O aluno deverá preparar o tabuleiro com numerais ou letras em sequência arrumando-os de forma circular ou de outra que desejar. No meio do jogo deverão ser encaixadas perguntas ou sugestões para incrementar o jogo (Exemplo: Quais são os cuidados com  a higiene desse alimento? Forme com o alfabeto móvel o nome deste alimento, etc)  . Cada participante terá seu peão para marcar sua movimentação no jogo. O primeiro passo é jogar o dado com elementos da alimentação e medidas para identificar qual tipo de alimento deverá torcer para pegar na sacola ou caixa. Se a combinação for perfeita o peão do jogador avança nas casas do tabuleiro. Caso  contrário o peão do jogador deverá permanecer imóvel, esperando a próxima jogada.

 

Possíveis variações:

*Com a utilização da mesma base quadriculada poderão ser preparados caça palavras de nome de alimentos, cruzadinha com figuras da sacola/caixa.

*Com a mesma base poderão ser trabalhadas sequências e montagem de mosaicos móveis.

*Com apenas os numerais trabalhar par e ímpar (elementos com cores diferentes), relação dos numerais com o material dourado.

*Com apenas as letras trabalhar vogais e consoantes, jogo da memória de letras (há letras repetidas).

*Com a mesma base trabalhar coordenadas, para o aluno localizar figuras.

*Com a mesma base formar circuitos interdisciplinares de acordo com o conteúdo trabalhado.

*Com a mesma base o aluno poderá montar quebra cabeças com figuras relativas ao conteúdo.

*A mesma base poderá ser aproveitada para construção de calendário. 

 

Número de jogadores: de 1 à 4 (em cada jogada)

 

Recursos materiais para a sua confecção: EVA de várias cores, cola, papelão (para montar o dado) tesoura, plástico para proteção do dado e de palavras, fita adesiva colorida, TNT para formar o tabuleiro, lápis aquarelável para traçado de quadriculado, letras e numerais.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário