sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Jogo Caixas Conflito


JOGO DAS CAIXAS CONFLITO


Área de Deficiência:

Adaptável à todas

 

Área do Conhecimento:

Matemática, Português, Conhecimentos Naturais e Sociais, Artes

 

Objetivo Geral: Através do jogo levar o aluno a observar semelhanças e diferenças na união de letras/sons para formar palavras.

 

Objetivos Específicos:

*Promover pesquisa de gravuras em mesmo grupo semântico favorecendo listagem de palavras;

*Envolver o aluno em situações de conflito para que o mesmo realize comparações refletindo sobre os mecanismos de escrita e leitura;

*Estimular a leitura de imagens, imaginação e criação de histórias orais ou escritas através de observação de gravuras, bem como formação de rimas e produção escrita a partir do jogo;

*Incentivar trabalho de recorte e colagem em atividade de construção do jogo, valorizando o empenho e dedicação do aluno;

 

Descrição:

O jogo se apresenta na forma de tabela onde há espaço para duas caixas de tamanhos diferentes onde uma conterá gravura e outra palavra para realizar a associação entre ambas, utilizando duas faces de cada caixa. O aluno pode ser incentivado a confeccionar o jogo, pesquisando gravuras, digitando palavras, recortando, separando em grupos, encapando caixas, etc.

 

Desenvolvimento:

O aluno deverá selecionar gravuras/faces das caixas para então associá-las com grupo de palavras no plano da tabela. O jogo poderá ser utilizado a fim de estimular a curiosidade e imaginação do aluno, como também sua oralidade frente aos questionamentos que a professora poderá fazer.

 

Possíveis variações:

Com a utilização de caixas com palavras promover a contagem de letras, formação de palavras com alfabeto móvel, buscar palavras que rimam com a palavra, completar palavra com letras faltando no quadro de giz ou mesmo no computador.

Utilizar as caixas para realizar as 4 operações na prática.

Com o recurso do computador traçar paralelepípedos, desenhando figuras, digitando números, etc.

 

Número de jogadores: de 1 à 4

 

Recursos materiais para a sua confecção: papel dobradura, cartolina ou papel cartão, cola, tesoura, plástico ou papel contact para proteção de gravuras/símbolos, gravuras pequenas.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário