sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Era Uma Vez Um Gato Xadrez

Experiência de atividades com os alunos a partir de uma história...

Era uma vez um gato xadrez... Bia Villela

 

Era uma vez um gato xadrez.

Caiu da janela e foi só uma vez.

 

Era uma vez um gato azul.

Levou um susto e fugiu pro sul.

 

Era uma vez um gato vermelho.

Entrou no banheiro e fez careta no espelho.

 

Era uma vez um gato amarelo.

Esqueceu de comer e ficou meio magrelo.

 

Era uma vez um gato verde.

Ele era preguiçoso e foi deitar na rede.

 

Era uma vez um gato colorido.

Brincava com os amigos e era muito divertido.

 

Era uma vez um gato laranja.

Ficou doente e só queria canja.

 

Era uma vez um gato marrom.

Olhou pra gata e fez “rom rom”.

 

Era uma vez um gato rosa.

Comeu uma sardinha deliciosa.

 

Era uma vez um gato preto.

Era teimoso e brincou com um espeto.

 

Era uma vez um gato branco.

Era tão sapeca que pulou do barranco.

 

Era uma vez um gato xadrez...

quem gostou desta história que conte outra vez...
  


Objetivos norteadores da atividade no AEE:
Ø    Promover o interesse pela leitura a partir de livro com texto poético.
Ø    Envolver os alunos em atividade artística relacionada ao livro lido como forma de registro e interpretação.
Ø    Proporcionar ao aluno vivências de trabalho em grupo como estratégia de melhoria de convivência social, autoaceitação e respeito as ideias alheias.
Ø    Desenvolver diferentes atividades pedagógicas em uma visão interdisciplinar para colaborar com o processo de letramento do (s) aluno (s) envolvidos.
Ø    Oferecer momentos lúdicos ao aluno para o aprimoramento da sua oralidade, memória, leitura, leitura e para que este sinta-se como autor de sua própria aprendizagem participando de construção de jogos.
Gato Interdisciplinar


Área de Conhecimento
Conteúdos e / ou atividades
Língua Portuguesa
Leitura, expressão oral
Poesia
Histórias diversas envolvendo gatos
Palavras cruzadas
Caça palavras
Jogo da Memória com rimas
Pontuação
Uso de livro didático
Escritas diversas a partir de história (palavras, frase, texto, quadrinha poética)
Matemática
Jogo da Memória (Tabela e Gráfico)
Tangram
Situações Problemas
Linhas (retas, horizontal, vertical, etc)
História
O gato e a humanidade
História do Jogo de Xadrez
Folclore (superstição Gato Preto)
Geografia
Pontos Cardeais/ Colaterais
Tipos de paisagem
Conhecimentos Naturais
Animais Mamíferos
Animais Domésticos
Animais Vertebrados
Tempo de gestação
Genética
Higiene Pessoal
Artes
Cores, texturas (estampas, xadrez)
Tangram
Pintura
Desenho
Música com tema gato
Montagem de Gato em forma de boneco
Educação Física
Dinâmica em roda
Movimento do corpo com elástico
Jogo de Xadrez
Brincadeira do Gato e Rato.
Religiosidade/ Moral
Respeito Diferenças individuais
Boas e Más atitudes ( Valores Humanos)
Criação do Mundo
Direito dos animais

 

1º Momento

Com um livro confeccionado em material E.V.A. da história “Era uma vez um gato xadrez” de Bia Villela,  o aluno teve seu primeiro contato com a história. O livro com páginas coloridas e expressões de acordo com o texto chamaram a atenção das crianças. O texto também foi disposto em cartaz com o contorno do animal personagem principal da história, como recurso visual e promoção a leitura.
Dentro deste momento as crianças foram estimuladas a apenas visualizar as expressões e cores do gato para exercitar a memória.
 

2º Momento

Após conhecimento da história foi realizada atividade artística com as crianças com montagem dos personagens com o Tangram e cenário criado pelos alunos envolvendo pintura, colagem e recortes.

 

3º Momento

Este momento envolveu a criação de novos personagens para a história onde os alunos foram convidados a escolher cores diferentes da história existente e criar rima além de ilustração com cenário.

 

4º Momento

Em grupos as crianças foram envolvidas em trabalho de digitação de cores e rimas que apareceram na história e de outras que foram criadas para formar Jogo da Memória. Cada personagem foi traçado em E.V.A. recortado e desenhadas as expressões. Todas as cartas foram decoradas com figuras pintadas pelos alunos.
Durante a execução do jogo o aluno foi levado a ler a cor e a rima, associando pares.
De acordo com o nível de aprendizagem dos alunos foram construídas tabelas com as cores e combinadas pontuações a partir do comportamento do gato (Valores Humanos), uma ação positiva teve valor maior do que uma negativa gerando diálogo com as crianças . Depois do jogo da memória a criança somava seus pontos e comparava com as dos seus colegas também calculando diferença entre os pontos.

 

5º Momento

Montagem da história em outro material, reaproveitando calendário antigo, onde a criança recortou partes, pintou personagens de acordo com a história.

 

6º Momento

Realização de outras atividades pedagógicas como leitura de outras histórias textos, interpretações relacionadas com o animal gato, Labirinto, diferenças, liga numerais, formação de palavras, análise de pintura, montagem de boneco do gato.

 
CAÇA PALAVRAS

Encontre abaixo as palavras que rimam com as cores dos gatos que aparecem na história Era Uma Vez um Gato Xadrez e depois complete ao lado: 

XADREZ

 

AZUL  

 

VERMELHO

 

AMARELO

 

VERDE

 

COLORIDO

 

LARANJA

 

MARROM

 

ROSA

 

PRETO

 

BRANCO

 
 

S

D

B

T

I

M

P

W

Z

X

B

N

Q

M

J

U

H

A

R

T

R

E

D

E

Y

X

C

L

K

G

S

O

T

D

F

G

Q

D

I

V

E

R

T

I

D

O

X

P

S

U

L

Z

A

E

R

T

L

E

M

E

D

H

J

V

R

L

Y

Z

R

S

V

U

C

N

K

R

I

O

W

Y

O

P

E

C

G

E

I

V

Ç

U

P

Q

M

E

Z

A

B

A

R

R

A

N

C

O

R

T

R

N

E

T

E

S

P

E

L

H

O

O

O

J

J

K

M

Z

O

A

Y

K

M

N

L

A

D

E

L

I

C

I

O

S

A

L

F

Z
 7º Momento

Este momento foi destinado a atividade física com a cantiga de roda (gestos e expressões) e com a utilização de elástico para o aluno imitar o movimento do gato e pular (imaginando muro, pulos do gato) trabalhando também com formas geométricas.
 
Lá vem Seu Juca (Patati Patatá)

A menina (o menino)  que entrou na roda

é uma gata espichada

tem a boca de jacaré e a roupa(saia ou calça) remendada

Lá vai Seu Juca, ca

de perna torta, tá

dançando valsa, sa

com a Maricota, tá

 
Lá vem seu Pedro, dro

Com a perna fina, na

Dançando valsa, sa

Com a Josefina, na


Avaliação  dos Resultados

A avaliação das atividades desenvolvidas ocorreram de forma imediata, com incentivos positivos para que cada aluno concluísse sua atividade.

Foi relevante a participação das crianças nas atividades oferecidas, que demonstraram gosto e afetividade pela história que até convidavam seus colegas de contexto para visitar a sala e liam a história para os mesmos.

Atividades de alfabetização e letramento foram realizadas paralelamente, no descobrir de novas palavras e no entrelaçamento de vivências significativas em sala de aula.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

ALVES, Maria Dolores Fortes. Favorecendo a inclusão pelos caminhos do coração: complexidade, pensamento ecossistêmico e transdisciplinaridade. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2009.

 

AUGUSTO, Marisley. Todas as letras: alfabetização. 3. ed. reform. São Paulo : Atual, 2004

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Notas de Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

 

4 comentários: