segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Centro de Inclusão Digital - CID - Escola Municipal Prefeito Coronel Cláudio



A Escola conta com o Centro de Inclusão Digital (CID), com três salas, um espaço frequentado pela comunidade, pelos alunos e seus professores para a realização de jogos educativos, pesquisas e outras atividades com os recursos do computador.

A professora do CID, Elenice Raimundini,  planeja e organiza as atividades para as turmas do primeiro ciclo no período da tarde e  relata sua experiência com alunos inclusos em seu momento de contexto escolar. Ela preocupa-se com atividades diversificadas e atrativas que contemplem o conteúdo a ser absorvido pelos alunos, não diferencia atividades para os alunos incluídos nas turmas regulares, mas, percebe suas individualidades e necessidades de atendimento individualizado, muitos deles possuem autonomia na frente do computador. As professoras da escola acompanham os alunos no CID e em casos de alunos onde a deficiência afeta mais diretamente a aprendizagem contam com uma professora de acompanhamento específico. A professora Elenice aposta na tecnologia em conjunto com a educação.
 
A professora regente Cristiane Oroski comentou sobre as contribuições do uso das atividades e jogos educativos realizadas no CID da escola. Seus alunos aprendem mais com desafios e atividades diferentes como no caso ortografia e matemática, muitos assuntos estão diretamente ligados com os de sala de aula, sendo possível até descobrir habilidades dos alunos como também suas dificuldades. 
 
 
“Muito do que as pessoas, aprendem na escola foi desenhado para a era do lápis e papel. Precisamos atualizar o currículo para a era digital. Um motivo é obvio: as escolas devem preparar os alunos com as novas habilidades e idéias que são necessárias para viver e trabalhar na sociedade digital.”
Mitchel Resnick The Media Laboratory Massachusetts Institute of Technology)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário