Sequência didática a partir do livro Não Seja Malvado
da autora Angela do Rocio Pinheiro
Não seja malvado!
Um conto sobre as
letras!
(
Angela do Rocio Pinheiro)
Em
uma terra muito distante, escondida como um segredo bem secreto, num reino
vibrante e cheio de vida, havia uma ilha onde as letras do alfabeto conviviam.
Cada
letra era especial e tinha seu jeito de ser, mas, algumas delas não se sentiam
muito bem, elas não se sentiam parte daquele lugar. Era uma tristeza só!
Sentiam-se abandonadas e acreditavam que ninguém gostava de como elas eram.
Neste
reino de letras, todo dia era dia de escrever, cada letra contava suas
histórias e aventuras, porém ao escreverem não se importavam com as outras
letras e quando estavam com pressa escreviam de qualquer maneira.
O
t vivia reclamando:
-
Como sou infeliz! Apesar de ser brincalhão... todos me olham e dizem que eu sou
um bobão!
Vivem
me trocando com o v, ou não fazem meu tracinho. Oh como sou um coitado, não
seja malvado, faça meu bracinho!
A
letra i chorava pelas cantos:
-
Pobre sou eu! Todos esquecem meu pinguinho, não percebem que ele é parte de
mim!? Seja bondoso, não seja malvado, eu tenho pingo sim!
O
f também não ficava de fora:
-
Não consigo entender! Logo eu que sou tão formoso? Sou alto e tenho bela perna!
Por que tiram um pedaço dela? Preste atenção, não seja malvado! Faça meu
corpinho como ele tem que ser... bem traçado!
Foi
então, que as três letras se reuniram. Cada uma falou sobre si, que não achavam
justo não serem respeitadas, pois cada uma delas era bem diferente, cada uma
com seu som, charme e elegância!
Fizeram
cartazes, inventaram um slogan, tiraram selfies e postaram na rede, assim:
“Ei
você letra amiga! És importante e eu também! Vê se você se liga! Te respeito e me respeita
como sou!”
“Te
convido, vem comigo! Faça parte desta campanha! Faça sua parte!”
“Nosso
reino será melhor com mais respeito de uma letra pela outra! Nosso dia será
mais feliz, o que me diz?”
“Não
seja malvado! Lembre-se de como sou! Ame e seja amado!”
As
três letras deram o exemplo! Fizeram a sua parte! Chamaram todas as letras,
contaram como sentiam-se, pediram para que todas se unissem, onde cada uma
ajudaria em algo na ilha.
De
repente, a ilha ficou mais alegre, não havia mais tristeza ou reclamação,
porque todos se sentiam parte dela e especiais. Cada letra merecia e
demonstrava respeito pela outra. Não havia mais nenhum ser desligado e malvado!
"Gentileza! Seja gentil! Ofereça o lugar, ofereça o braço, ceda o espaço, envolva-se no abraço. Deixe de lado o discurso fácil dos inconformados, seja a mudança que tanto espera ver, para que todos possam crer."
Paulo Roberto Gaefke
HABILIDADES TRABALHADAS NAS ATIVIDADES
DE ACORDO COM A BNCC
(EF05ER07) Reconhecer, em textos orais,
ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
(EF01ER01) Identificar e acolher as
semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
(EF15LP01) Identificar a função social
de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa
cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa,
de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem
os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas
de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e
solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
(EF15LP15) Reconhecer que os textos
literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica,
de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio
artístico da humanidade.
(EF03LP05) Identificar o número de
sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas
e polissílabas.
(EF03LP21) Produzir anúncios
publicitários, textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil,
observando os recursos de persuasão utilizados nos textos publicitários e de
propaganda (cores, imagens, slogan, escolha de palavras, jogo de palavras,
tamanho e tipo de letras, diagramação).
(EF03LP25) Planejar e produzir textos
para apresentar resultados de observações e de pesquisas em fontes de
informações, incluindo, quando pertinente, imagens, diagramas e gráficos ou
tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do
texto.
(EF35LP03) Identificar a ideia central
do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP05) Inferir o sentido de
palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase
ou do texto.
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para
esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de
palavras com relações irregulares fonema-grafema.
(EF35LP23) Apreciar poemas e outros
textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de
divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa
autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens,
observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço,
personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
(EF35LP27) Ler e compreender, com certa
autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras,
imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.
(EF03HI12) Comparar as relações de
trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando
mudanças e permanências.
Adquira os livros da Coleção Dividindo com Você !
A Coleção Dividindo com Você nasceu de práticas de projetos em sala de aula.
Os livros podem ser adquiridos separadamente na rede de Livrarias Curitiba, de forma presencial, na cidade de Ponta Grossa PR, dizendo o nome dos livros ou pedindo pelo site através de mensagem indicando a cidade onde foram lançados, nome das autoras e nome dos livros. www.livrariascuritiba.com.br
Encomendando pelo email/whats da Editora Texto e Contexto, Rua Eduardo Bonjean, 375. Uvaranas (42) 988694697 textoecontexto.editora@gmail. com, whats 042 8869 4697, mediante comprovante de pagamento, frete por conta do comprador.
Diretamente com as autoras, pelos seus respectivos emails : Angela angelapinheiro7@gmail.com ; Luzia luziafmc@gmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUma grande contribuição para aprendizagem!
ResponderExcluirObrigada Luzia pelo apoio e parceria!
ExcluirMaterial a ser explorado agora mais ainda com suas contribuições profe Angela.
ResponderExcluirVamos compartilhando... :)
Excluir