domingo, 5 de maio de 2019

Monstrinhos do Silêncio


Monstrinhos do Silêncio

 Texto de Dhiego Tchmolo / Jornal da Manhã - Ponta Grossa - Paraná 

Dinâmica foi proposta pelo 1ºB da Escola Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães em Ponta Grossa e destacado pela professora do 3ºA da instituição de ensino

A Escola Municipal Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães em Ponta Grossa, através da professora do 3ºA, Angela do Rocio Pinheiro, destacou uma importante atividade realizada junto ao 1ºB da instituição de ensino. Os objetivos eram utilizar recursos para otimizar a atenção e concentração em sala de aula.
“As professoras Jéssica de Oliveira Lozinski e Juliana Porto Starion do 1ºB estão utilizando os ‘Monstrinhos do Silêncio’ com o objetivo de aumentar a concentração e atenção das crianças nos momentos das atividades”, aponta Angela sobre o início das atividades - que, posteriormente, teve amplo alcance.
O início do trabalho, segundo a docente, foi através da história dos Monstrinhos. Estes vivem em uma caixa a prova de som, sendo sensíveis aos ruídos - são muito amigos, ajudando-se mutuamente, mas que voltam para a caixa sempre que já barulho. “As crianças envolvidas com a história recebem um monstrinho na hora de uma atividade que exige mais atenção, concentração e calma”, conta Angela.
“Elas (crianças) precisam seguir regras - estarem atentas à atividade e procurar não conversar. A estratégia também é incentivada com incentivos como estrelinhas, adesivos, carimbo aos alunos que conseguirem cumprir as regras”, explica a docente, elencando o que as professoras da turma extraíram com a atividade.
“As professoras comentam que exploraram nomes aos monstrinhos, estes dados pelos alunos, o que trabalha a afetividade e colabora com a aquisição da consciência sobre como melhor estudar”, conclui Andreia. Para torna a atividade ainda mais produzida, os alunos Enzo Gabriel Santos e Sarah Paulino dos Santos comentaram a atividade em vídeo gravado pela professora do 3º ano (confira no player acima).



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário