sábado, 28 de novembro de 2015

Sequência Didática : Receita Culinária ' Pipoca"

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: GÊNERO TEXTUAL RECEITA CULINÁRIA


Objetivos Norteadores:
Produzir gênero textual receita culinária com alunos;
Realizar revisão de textos levantando aspectos relevantes;
Aprimorar escrita de textos;
Abordar elementos matemáticos presentes na receita culinária como medidas de massa, capacidade, sistema monetário, tabela e gráfico de forma contextualizada;

Etapas do trabalho
*Iniciar sequência com a construção de uma lista de tipos de lanche presentes no cardápio da escola: arroz doce, sagu, canjica, bolacha, pipoca, sucrilho, vitamina, pão...

*Pedir aos alunos para votarem no lanche que sempre gostam de apreciar fazendo uma tabela, com as palavras organizadas em ordem alfabética, a partir da lista.

*Após votação preparar um gráfico com os dados levantados, os alunos também registram o gráfico no caderno de quadrinhos.
 

*Propor a primeira escrita do gênero receita com o lanche pipoca.





*Em seguida realizar leitura e escrita de poema: A pipoca na Panela, de Izabel Cristina Silveira Soares, destacando rimas





*Trabalhar com interpretação de tirinha:
Observe a tirinha e responda:
Por que o Cebolinha e o pipoqueiro se espantaram com o que a Magali disse?


*Após apresentar a escrita convencional de uma receita utilizando a versão salgada e doce (de acordo com o interesse das crianças)

Receita de pipoca salgada tradicional
Ingredientes:
½ xícara de milho de pipoca
3 colheres de sopa de óleo vegetal
3 colheres de chá de sal
Modo de Fazer
Coloque o milho de pipoca e óleo em uma panela, tampe a panela e coloque para aquecer. Depois de mais ou menos um minuto as pipocas começarão a estourar e por volta de 3 minutos já estarão prontas. Coloque em uma tigela a pipoca e ponha o sal.

Pipoca doce
Ingredientes
– 5 colheres de sopa de óleo
– 5 colheres de sopa de milho para pipoca
– 5 colheres de sopa de açúcar
– 3 colheres de sopa de água
– 1 colher de sopa de chocolate em pó
Modo de Preparo
– Colocar tudo na panela
– Levar ao fogo baixo à médio, mexendo sempre devagar.
– A pipoca irá demorar um tempo maior para começar a estourar.
– Desligar o fogo quando o intervalo de tempo entre os estouros de pipoca diminuir.
– Espere esfriar e está pronta para comer!!

*Apresentar curiosidade sobre a pipoca:
Carpeneda. Isabella Pessoa de Melo. Porta Aberta. Letramento e Alfabetização 2º ano.1 ed. São Paulo: FTD, 2011 p.117

*Propor problemas envolvendo sistema monetário:



1-Maria Luiza foi ao mercado e comprou:

1 pacote de pipoca  R$ 2,00
1 garrafa de óleo  R$ 5,00
1 pacote de sal  R$ 1,50

Ela pagou com R$10,00. Quanto sobrou de troco?
2-Em nossa escola, quando o lanche é pipoca são gastos 20 pacotes de pipoca, três garrafas de óleo e um pacote de sal. Quanto custará essa receita?

*Construir cartaz com alunos, com alguns exemplos de sistemas de medidas presentes em uma receita, com a utilização de recortes de produtos de encartes de mercado.



*Relembrar o conteúdo dos Órgãos dos Sentidos realizando uma releitura das cenas abaixo:





*Produzir frases coletivas a respeito da higiene com alimentos ao fazer os procedimentos de uma receita e antes de comer com desenhos.





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