SEQUÊNCIA DIDÁTICA: BRINCADEIRA GATO E RATO E TEXTO
INSTRUCIONAL
Objetivos
Norteadores:
Produzir texto instrucional com alunos;
Realizar revisão de textos levantando aspectos
relevantes;
Aprimorar escrita de textos;
Abordar diálogo e sequência textual de forma
contextualizada;
Trabalhar hora e minutos.
Etapas
do trabalho
Iniciar sequência com a
apresentação de poema “Infância” de Sonia Miranda, com leitura e interpretação
oral e escrita.
Desenho da atividade foi encontrado em : http://colorirdesenhos.com/desenhos/221-gato-rato |
Pedir aos alunos que produzam um texto
explicando a brincadeira do Gato e Rato.
Trabalhar regras sobre a brincadeira
Faixa Etária : acima de 5 anos
Local: Pátio da escola
Estimular : agilidade, cooperação e velocidade
Participantes: 8 para mais
Escolha uma das crianças para ser o
rato e outra para ser o gato. O restante do grupo faz uma roda de mãos dadas,
formando a toca.
O jogo de pega-pega começa com o rato
e o gato fora do círculo.
O rato será
perseguido pelo gato e, sempre que quiser, poderá entrar na toca para se
esconder. Já o gato não pode entrar na toca, mas pode tentar alcançar o rato
pelo lado de fora. Caberá aos jogadores que formam a toca proteger o ratinho,
levantando os braços ou fechando as pernas.
Para aumentar a
dificuldade do jogo, entre as crianças da roda escolha uma para ser o relógio e
a outra a porta. A brincadeira começa com o seguinte diálogo:
Gato: “Seu ratinho
está?”
Todos: “Não, foi
comer queijo.”
Gato: “A que horas
ele volta?”
A criança que for o
relógio escolhe um horário. Enquanto todos da roda giram, o gato vai
perguntando ‘que horas são?’ e todos respondem: ‘uma hora’, e assim por diante.
Quando chegar na hora escolhida, quem for a porta levanta os braços e o gato
poderá entrar na toca passando por ela.
No entanto, o rato
terá a vantagem de poder passar por todas as outras aberturas, enquanto o gato
será impedido pelos outros jogadores.
Após brincadeira
com alunos redigir o texto reorganizando de acordo com um texto instrucional.
Atividades
Produzir com
desenhos quadro a quadro a brincadeira como uma história em quadrinhos.
Organizar os
diálogos:
-Quem é?
-É o gato.
-O que queres?
-Quero apanhar o rato.
-O rato não está foi comer
queijo.
-A que horas volta?
-Não sei, vai perguntar ao
relógio.
-Relógio, a que horas chega o
rato?
-O rato chega às ... Horas.
Seguir instruções
para realizar dobraduras e criar cena com o gato e rato também resolvendo a charada:
CHARADA:
O que é o que é?
Se mudar uma letra em meu nome, vai aparecer o nome do
animal que é meu maior inimigo.
A partir de charada realizar dobradura do gato e do rato e
desenhar uma cena.
Outra atividade proposta:
Desenho da atividade foi retirado de http://colorindoedesenhando.blogspot.com.br/2011/12/gato-para-colorir_2943.html |
Parabéns professora! Estou preparando uma atividade de fixação sobre o tema jogos e brincadeiras e adorei o poema Infância.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar!
ResponderExcluir