domingo, 22 de novembro de 2015

Sequência Didática: Brincadeira Gato e Rato e Texto Instrucional

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: BRINCADEIRA GATO E RATO E TEXTO INSTRUCIONAL

Objetivos Norteadores:
Produzir texto instrucional com alunos;
Realizar revisão de textos levantando aspectos relevantes;
Aprimorar escrita de textos;
Abordar diálogo e sequência textual de forma contextualizada;
Trabalhar hora e minutos.

Etapas do trabalho

Iniciar sequência com a apresentação de poema “Infância” de Sonia Miranda, com leitura e interpretação oral e escrita.
Desenho da atividade foi encontrado em : http://colorirdesenhos.com/desenhos/221-gato-rato 


Pedir aos alunos que produzam um texto explicando a brincadeira do Gato e Rato.




Trabalhar regras sobre a brincadeira
Faixa Etária : acima de 5 anos
Local: Pátio da escola
Estimular : agilidade, cooperação e velocidade
Participantes: 8 para mais

Escolha uma das crianças para ser o rato e outra para ser o gato. O restante do grupo faz uma roda de mãos dadas, formando a toca. 
O jogo de pega-pega começa com o rato e o gato fora do círculo.
O rato será perseguido pelo gato e, sempre que quiser, poderá entrar na toca para se esconder. Já o gato não pode entrar na toca, mas pode tentar alcançar o rato pelo lado de fora. Caberá aos jogadores que formam a toca proteger o ratinho, levantando os braços ou fechando as pernas.
Para aumentar a dificuldade do jogo, entre as crianças da roda escolha uma para ser o relógio e a outra a porta. A brincadeira começa com o seguinte diálogo:
Gato: “Seu ratinho está?”
Todos: “Não, foi comer queijo.”
Gato: “A que horas ele volta?”
A criança que for o relógio escolhe um horário. Enquanto todos da roda giram, o gato vai perguntando ‘que horas são?’ e todos respondem: ‘uma hora’, e assim por diante. Quando chegar na hora escolhida, quem for a porta levanta os braços e o gato poderá entrar na toca passando por ela.
No entanto, o rato terá a vantagem de poder passar por todas as outras aberturas, enquanto o gato será impedido pelos outros jogadores.


Após brincadeira com alunos redigir o texto reorganizando de acordo com um texto instrucional.


Atividades
Produzir com desenhos quadro a quadro a brincadeira como uma história em quadrinhos.


Organizar os diálogos:


-Quem é?

-É o gato.

-O que queres?

-Quero apanhar o rato.

-O rato não está foi comer queijo.

-A que horas volta?

-Não sei, vai perguntar ao relógio.

-Relógio, a que horas chega o rato?

-O rato chega às ... Horas.



Seguir instruções para realizar dobraduras e criar cena com o gato e rato também resolvendo a charada: 

CHARADA:
O que é o que é?
Se mudar uma letra em meu nome, vai aparecer o nome do animal que é meu maior inimigo.
A partir de charada realizar dobradura do gato e do rato e desenhar uma cena.









Outra atividade proposta:
Desenho da atividade foi retirado de http://colorindoedesenhando.blogspot.com.br/2011/12/gato-para-colorir_2943.html
        Máscaras de Gato e Rato







2 comentários:

  1. Parabéns professora! Estou preparando uma atividade de fixação sobre o tema jogos e brincadeiras e adorei o poema Infância.

    ResponderExcluir