sábado, 9 de novembro de 2019

Alunos incentivam colegas que realizarão Prova SAEB


Alunos incentivam colegas que realizarão Prova SAEB
Texto de Dhiego Tchmolo


Terceiros anos da Escola Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães escreveram mensagens de apoio aos estudantes do 5º ano que farão a avaliação nacional
Os terceiros anos da Escola Municipal Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães em Ponta Grossa, de forma coletiva, realizaram um trabalho onde puderam enviar mensagens de boa sorte aos colegas do 5º ano que irão realizar a Prova SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica. A professora do 3º ano, Angela do Rocio Pinheiro, comenta como as ações foram desenvolvidas.

“Este ano é ano de Prova SAEB. Alunos do 5º ano do Brasil todo irão ser avaliados quanto à sua aprendizagem. Os alunos dos terceiros anos da escola se uniram para passar uma mensagem de incentivo aos colegas dos quintos anos. De maneira lúdica, cada turma recebeu um quebra-cabeça com dezenas exatas de peças desejando muito sucesso e ouviram a leitura de declarações escritas como bilhetes, quadrinhas e cartas”, aponta a docente.

Na turma da Angela, os alunos realizaram uma entrevista com representantes do 5º ano, onde puderam tirar dúvidas em relação aos estudos para a prova. “É uma avaliação de nível nacional realizada a cada dois anos. A expectativa é que os alunos tenham um bom desempenho, visto que foi realizado um trabalho efetivo durante todo o ano, com muito estudo e preparação. Há uma perspectiva que o índice seja superado em relação ao ano de 2017, que foi de 6,7”, explica a coordenadora pedagógica Gisleine Rosas.

Quem também fez seus apontamentos foi a professora do 3º ano C, Luzia de Fátima Medeiros de Carvalho. “Avaliar é para melhorar, ou até mesmo reavaliar ações, atitudes e aprendizagens. É preciso que a cada nova prova impulsione para prosseguir, mudar, aperfeiçoar, aprimorar conhecimentos. Somos constantemente avaliados e avaliamos nossos alunos pensando em melhor ensinar/aprender. Participar enquanto escola é indiretamente contribuir para o 5º ano, Hoje posso ser professora do 1º, 2º, 3º ou 4ºano, mas os alunos chegarão ao 5º ano e poderão ser protagonistas da prova SAEB”.

Por fim, o relato de Ângela traz o comentário do Daniele Glaba Ferreira Lara, do 3º ano B. “Inserir os alunos do terceiro ano, mesmo que de forma indireta, na realização da prova SAEB foi muito bom. Eles puderam entender melhor o que é e saber que daqui há dois anos serão eles que farão esta prova. Além disso, visitar o quinto ano foi uma novidade também. Eles foram muito bem recebidos e a reação de surpresa da turma foi a melhor parte, pois eles não esperavam esta visita, muito menos as mensagem desejando boa sorte e boa prova. Acredito ser importante realizar esta interação entre as turmas, pois estabelece relações e, de certa forma, cria vínculos entre os alunos”.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário