quinta-feira, 18 de julho de 2019

Entrevista do 3ºA com 5ºA marca trabalho em PG


Sistema Monetário  

Texto de Dhiego Tchmolo / Jornal da Manhã - Ponta Grossa - Paraná 

Alunos puderam fazer a cobertura e esclarecer pontos sobre o sistema monetário na Escola Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães

Uma interação entre o 3ºA e o 5ºA da Escola Municipal Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães em Ponta Grossa possibilitou a entrevista da primeira turma junto à segunda sobre um trabalho com sistema monetário. A professora do 3ºA, Angela do Rocio Pinheiro, conta como foi esse trabalho junto a colega do 5ºA, Elimar Cristina Ferreira da Silva.

“Essa experiência de aprendizagem foi promovida pela professora Elimar Cristina Ferreira da Silva, docente do quinto ano A que orientou os alunos à montagem de um mercadinho em sala de aula. A professora Elimar conta: ‘o objetivo do trabalho foi a aprendizagem sobre sistema monetário, algo que os alunos identificassem do seu dia a dia e aprendessem brincando”, conta Angela.

Elimar complementa que os alunos organizaram tudo, como as embalagens e etiquetar os preços. “Os alunos amaram trabalhar com o mercadinho utilizando dinheiro de brinquedo, aprenderam sobre como fazer o troco e usar o dinheiro em situações problemas reais”, explica a professora do 3ºA.

Para concluir, a turma entrevistou os colegas do quinto ano em uma entrevista. “O envolvimento dos alunos da professora Elimar na atividade deixa claro que todo o trabalho valeu muito a pena”, finaliza a docente. Confira, no blog escolar da Escola Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães as fotos e vídeos completos. 

























Alunos de PG se tornam pequenos escritores

Pequenos escritores 

 Texto de Dhiego Tchmolo / Jornal da Manhã - Ponta Grossa - Paraná 

Atividade ocorreu no 3ºA da Escola Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães e contou com interação entre turmas

O 3ºA da Escola Municipal Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães em Ponta Grossa desenvolveu uma atividade onde os alunos foram incentivados a produzir um livro que contava suas narrativas a partir dos próprios interesses. A professora da turma, Angela do Rocio Pinheiro, conta como foi a dinâmica denominada ‘Pequenos Escritores’, onde os estudantes escolhiam seus personagens e ilustravam suas produções.

“Foi interessante a reação dos alunos com as produções de seus colegas. Liam histórias e indicavam aos amigos. Alguns alunos gostaram muito da experiência e resolveram escrever mais história”, aponta a professora sobre o início do trabalho em sala. Angela elenca que todos os livros requerem cuidados, sendo necessário que o leitor entenda a história e que a escrita esteja correta. Assim, as primeiras escritas da turma foram revisadas e passadas a limpo.

“Todos os alunos participaram, dentro de cada fase de aprendizagem, pois, aprendemos a escrever escrevendo. Os livros produzidos foram compartilhados nas outras turmas do 3º ano. Os colegas das turmas da professora Luzia (3ºC) e Ana (3ºB), que poderão ler durante o horário da leitura. Quando escrevemos deixamos a nossa mensagem, podemos alegrar e divertir a vida de alguém”, conclui a docente.